31 de julho de 2007

das idioten X

Noticia na RTP 1. O IKEA ofereceu um vale de 100 € aos 100 primeiros clientes que entraram na loja. Isto seria óptimo e daria os parabéns aos felizes contemplados se não tivessem aguardado 30 (trinta – por extenso para não haver engano) horas no exterior tipo acampamento. Devemos mesmo viver num país pequenino. Mas que tem agora, a maior loja IKEA da Península Ibérica. Bem ao nosso estilo mais este record.

Quéro parabenizar o blogui pelo seu primeiru mêiis

Mais triste do que não saber falar é não saber falar e mesmo assim gozar com os que não sabem falar. Por esta frase pode dar a sensação que a boca é para mim, mas não é. É dedicada aos maravilhosos sublinhados do video que se segue.

Um mês de A GRaNel é mais barato

Mais do que avaliar os resultados e a experiência gostava de ouvir a vossa opinião...

30 de julho de 2007

Despedida

É já com saudades que aqui anuncio este ponto final. Ao Filinto, o amigo que me incentivou e atirou para a aventura bloguistica, um grande abraço e o desejo de um rápido regresso à escrita (nos blogs entenda-se).

29 de julho de 2007

VI - Alto do Roçário - Sever do Vouga - Final

Na partida para a final de Sever do Vouga, Veiga arrancou melhor e ocupou o primeiro lugar. João Tabaio seguia em segundo e Joaquim Santos, com um excelente arranque passou de sexto a terceiro. Veiga rodava a bom ritmo na frente e João Tabaio aproveitou para fazer, logo na segunda volta, a joker lap (curva mais larga e em terra que os pilotos têm de fazer uma vez por corrida). Sem ninguem no retrovisor e demasiado preocupado com a vantagem Veiga diminuiu o andamento e foi perdendo vantagem para João Tabaio, que o viria a ultrapassar quando Veiga teve de fazer a sua joker lap. De assinalar a desistência de Joaquim Santos e os problemas de Ruben Tabaio. Pedro Matos acabou assim por ocupar o lugar mais baixo do pódium.

Não sendo oficial, o campeonato fica assim ordenado:
1º Eduardo Veiga 104 pontos
2º João Tabaio 98 pontos
3º Ruben Tabaio 85 pontos

VI - Alto do Roçário - Sever do Vouga - Manga III

À partida para a terceira manga três pilotos lutavam pela Pole. João Tabaio levou a melhor e colocou o Ford Focus no primeiro lugar. Seguem-se Veiga em segundo e Ruben Tabaio em terceiro. Final dentro de uma hora.

VI - Alto do Roçário - Sever do Vouga - Manga II

5 voltas com a faca nos dentes e melhor tempo da manga. Tabaio pai em segundo e Ruben em terceiro. Fica tudo adiado para a terceira manga mais logo, depois da pausa para almoço. É tempo de leitão à Bairrada. Obrigado Manel...

VI - Alto do Roçário - Sever do Vouga - Manga I

Com a caixa com a relação alterada e a estrear os novos pneus montados nas jantes de 17” Veiga fez a adaptação à nova configuração e conseguiu o segundo lugar. João Tabaio, com menos um segundo no total das 5 voltas, fez o melhor tempo e Rubem Tabaio assinou o terceiro. Dentro de uma hora é tempo de ir para a pista disputar a segunda manga.

Alice Russell - o concerto


Se é verdade que o excesso de expectativas leva a desilusões grandes, não é menos verdade que grandes expectativas levam a verdades incontestáveis. Alice Russell provou-o. Num concerto pequeno, intimista e arrebatador. Numa cumplicidade estranha para quem vem das terras de sua majestade e está na terra dos ovos-moles, soube cativar e dominar um terreno que visivelmente não era o seu. Fez esquecer a banda que habitualmente a acompanha e teve nas pessoas à sua frente a batuta certa do compasso. Grande concerto. Quanto mais não seja, porque quebrou a hegemonia de Porto e Lisboa.


Há quem diga que Mr V. tambem compareceu. Sou daqueles que acha que sim, e a ser verdade, gostei dos últimos 15 minutos.

28 de julho de 2007

VI - Alto do Roçário - Sever do Vouga


Amanhã há rallycross na Pista do Alto do Roçário em Sever do Vouga. Apareça ou acompanhe aqui o desenrolar da prova.

Enquanto não vou ver o filme...

Um dia diferente

O casamento é um ritual e um assinar de papéis hoje banalizado em Portugal. Um sem número de etiquetas que visam agradar mais os convidados que os próprios noivos. Experimente agora um casamento alternativo. Os noivos casam quase em segredo. Não há copo d’água. A noiva não vai de branco. Os amigos reúnem-se num bar em amena cavaqueira. Não há pratos nem copos para pedir o tão esperado beijo (mas o beijo aparece). Bebem-se finos e vodkas e mal se toca no champagne. Tanto a noiva como o noivo atiram ramos. Os noivos ainda vão levar a malta a casa...

Estranho? Estranho certamente. E ainda bem. Por estes dias, o normal não é uma boa sina para o casamento. Boa sorte amigos….

27 de julho de 2007

Sábado, 28

Se é porque há é porque há, se não há é porque não há, mas é com alguma curiosidade e esperança que aguardo a adesão do público, não só em termos de massa como em comunicação, ao live da Alice Russell na estação da luz. Será a primeira vez que a diva se aventura fora da capital depois do aclamado “under the munka moon” e do sucesso do álbum de remixes do próprio live soul, broken beat, jazz, funk, reggae, d&b. Fica a questão, haverá algum estilo que Alice não cante bem? O tema favorito de David Mancuso do Loft de nova york “Could Heaven Ever Be Like This,” escrito pelo jazz drummer Idris Muhammad, e tratado pelo broken dos Bugz in the attic. “Don’t You Worry,” gravado originalmente para a Wah Wah 45s label, é uma faixa deep downtempo soul groover com um toque clássico e future soul, e “I Love You More Than You’ll Ever Know”onde Alice aproxima a balada de Donny Hathaway que muitos cantores não deveriam nem tentar, com facilidade e originalidade são pérolas.. de alma e coração…
Ainda no sábado… o cartaz completa-se com o cantor e produtor dj nova york(ino) Mr V protegido do meio americano porto riquenho Little louie vega dos reis do beat masters at work (a meias com kenny dope gonzalez)…entre o house e o soul... com gosto. Muito gosto.

texto by JêPê

Mais informações no site da Red Bull (e os gajos não me pagam a publicidade), nomeadamente aqui.

Por muito que custe



Educar um cão é uma tarefa bem mais difícil do que o comum mortal imagina. Tenho-me esforçado. Tenho dado o meu máximo. E os resultados têm aparecido. Já sabe que dentro de portas o chão é sagrado e o melhor é pedir para ir à rua. Já o consigo passear de trela sem fazer figuras muito ridículas (habituá-lo a andar só pela minha direita vai ficar para daqui a umas semanas). Já convive civilizadamente com as pessoas, excepção feita a dois rapazes com umas calças apetecíveis e uma rapariga com sapatos com laços. Enfim, um sucesso. Bem mais difícil tem sido ensiná-lo a dormir perto de mim sem ser em cima da cama ou do sofá. Ele gosta e eu deliro mas tenho começo a ser aterrorizado por pesadelos de noites de verão a partilhar a cama com um latagão de 40 quilos. Tenho de ser firme a obrigá-lo a dormir no chão. Por muito que custe. Para além do crescimento que me aflige (tem sido exponencial) mesmo com ele pequeno, já começo a sofrer na pele a sua presença. São 5 da manhã e ainda não consegui adormecer. Tudo fruto de uma soneca à tarde no sofá com o bicho. Tou com um torcicolo daqueles. Não queiram ver a minha figura a movimentar-me…

Boletim clínico: 2 meses e 10 dias – 8 quilos – em pleno crescimento e de perfeita saúde.

26 de julho de 2007

das idioten IX


Este carro está parado à frente do meu prédio, ou do prédio onde tenho o apartamento, há seguramente dois meses. Até hoje, zero multas. Durante este tempo, o meu carro já foi multado neste local, - tive de o estacionar no passeio por estar um outro carro a bloquear-me a entrada da garagem, e sei de mais uns amigos que tiveram a mesma sorte. Ainda bem que existe, ou não, GNR cá no burgo…

25 de julho de 2007

Juro que tentei resistir...

Roubado no Pontapé no cu, que o roubou ao camarada Arrochadas. Parece que este último o roubou ao Tonibler. Ladrão que rouba a ladrão tem 100 anos de perdão ou o estado a que chegou o Benfica.

24 de julho de 2007

Amizades e um prato de caracois

Este é um dos muitos títulos que podiam ser dados a um post que só quer enaltecer os tasquinhos e as boas gentes que neles trabalham e que neles aparecem.

Ontem, tivemos a sorte de encontrar o Café Juventude (rua Brito e Cunha nº 181 – Matosinhos). Um café como tantos outros, com as cadeiras da moda (leia-se feias que dói), com um balcão em inox com madeirinha por baixo, Macieira e Constantino nas prateleiras (tudo o resto é dispensável), com uma rottweiller de muitos quilos. Atrás do balcão ou a beber um fino com os clientes, o Sr Fernandes, Fernando pós amigos, vai servindo a maralha toda, sem nunca nos deixar à fome e muito menos à sede.

Começámos por uns caracóis feitos na hora e aceitámos logo de seguida a sugestão das amêijoas, servidas com bocados de chouriço caseiro de porco preto (fantástico) e com piri-piri suficiente para uma caldeirada para 50 pessoas. Eram por esta altura seis horas da tarde, - pouco depois de chegarmos. Fomos comendo torradas e bebendo uns finos. Experimentámos as moelas, fomos presenteados com pratinhos de chouriço e mandámos vir um pica-pau (óptimo mas só com cerveja se disfarçava o piri-piri). Já estava o estomago bem forrado e ainda bebemos um Porto reserva particular oferecido pelo Domingos. O Porto era muito bom mas de classe era mesmo a garrafa, do FCP. Entretanto juntou-se a malta todo à nossa volta. O Rodrigo da oficina ao lado e o Domingos que estoira mais carros que eu são dois nomes que fixei. Sempre na cabaqueira, - sobre futebol, a dizer mal do governo ou a chatearem-me porque tinha escolhido mal a oficina (o meu carro ainda não tem o AC arranjado), não demos pelo passar das horas. Era bem perto da meia-noite quando cheguei ao carro. Foi uma tardada violenta mas valeu por cada minuto. Bem hajam...


23 de julho de 2007

(Very) Hot Tamales

(para quando as imagens tridimensionais???)
Há óbvias excepções ao post de baixo. Lindsay Lohan é uma. Ainda que o puto se arrisque a ter uma mãe presidiária.

Nem os cifrões de Sócrates me convencem

Ainda para aí tudo a dizer que vai fazer bebés para ganhar uns trocados. Eu candidato-me a todas quantas não queiram ter filhos. Pobre mas consolado...

22 de julho de 2007

GP da Europa (Nurburgring)


Num grande prémio que começou com um autêntico dilúvio, Alonso superiorizou Massa. Raikkonen foi forçado a desistir e Hamilton, com um fim de semana para esquecer, não conseguiu chegar aos lugares pontuáveis. Mesmo sem pontuar no GP da Europa, Hamilton mantem a liderança do campeonato. Alonso é segundo e Massa terceiro, a 2 e 11 pontos respectivamente. Aguardemos agora por dia 26 para saber qual o veredicto da FIA em relação ao alegado roubo de informação. Ficará a Mclaren a zeros???

21 de julho de 2007

Google (básico) in black

O preto é a cor que exige menos dispêndio de energia na retro-iluminação do monitor. A Google, sempre na vanguarda e sabendo isso mesmo, lança agora (pelo menos só há poucos dias tomei conhecimento) o Blackle. Tem apenas as funcionalidades do Google convencional, leia-se procura de sites mas tem um look bem cool… e poupa energia.


www.blackle.com

Bom fim de semana

Já tinha ouvido esta música numa qualquer publicidade (visitas grátis ao Blog do Granel a quem disser qual o anunciante) mas não fazia ideia do que era ou quem a interpretava. Numa ronda pelos blogs descobri no Vizinho, a música, o intérprete e a história de ambos.

Assim, a música pertence a Israel Kamakawiwo'ole e é uma versão que mistura dois clássicos da música americana: “Somewhere Over the Rainbow” e “What a Wonderful World”. A história dele é um bocado mais trágica. O video seguinte dá já uma luz mas pode ler na íntegra no Vizinho.



haja esperança...


Ontem ia fazer um post onde falaria da minha inesgotável paciência e das inúmeras capacidades para ensinar um cachorro ainda bebé. Por manifesta falta de tempo não o fiz. E em boa hora não o fiz. O raio do cahorro voltou a fazer fora do jornal. Limpa Miguel...

20 de julho de 2007

Corrijam-me se estiver errado

O Parlamento ir de férias não é uma redundância?
roubado indecentemente no Lobi do Chá

Quando o assunto são tachos, os limites vão muito para além do razoável...


A primeira vez que travei conhecimento com a Aliança Democrática Portugal (o site ainda está em preparação mas fica o link) foi no blog de Jorge Ferreira, confesso apoiante de Manuel Monteiro e da Nova Democracia. Fiquei intrigado…
Na sexta passada (leu bem, sexta-feira – as eleições em Lisboa assim o impuseram), foi contra-capa no Expresso que a sigla deste novo partido havia sido registada por Ricardo Alves Gomes (ex-adjunto de Santana em São Bento).
É estranha esta conivência entre ambos, mas pelo menos pode ser que desta vez Monteiro tenha mais votos que o PNR…

20 anos depois...

Começa hoje o fim de semana de comemoração dos 20 anos da estação da luz. São poucas as casas que estão há 20 anos abertas e contam-se pelos dedos as que ainda têm a mesma gerência. A Estação preeenche estes dois requisitos e muitos mais. Perceba porquê nesta sexta ou sábado. Ou em qualquer outro dia...

Quase tantos na plateia quantos no palco

Os U2 são provavelmente os primeiros a darem um concerto no Second Life. De rir é olhar para o número de espectadores e ver as suas figuras ultra-ridículas. Em número, este concerto só é comparável ao último de Stones em Alvalade. Fiquem com os melhores momentos.

das idioten VIII

Quem não ligou para o Sr Leitão a perguntar se tinha pés de porco? Para um qualquer vizinho a oferecer cd’s (na altura eram novidade – dass, tou a ficar velho) em troca de um a resposta certeira? Ou mesmo ao Sr Coelho para saber a duração média de cada uma? Brincadeiras inocentes de puto, a tirar partido do telefone, fixo é claro, os telemóveis ainda eram uma miragem. Eram tempos saudáveis, que mesmo na vítima faziam despontar um sorriso. Longe da parvoíce de ligar para o 112 a simular uma situação de emergência. Será que este tipo de gente que liga não tem noção do quão importante e vital é este serviço? Será que não tem a consciência das consequências que de tal brincadeira possam advir?

É verdade que vai ser logisticamente um desafio atribuir 66 prémios diários (em média) mas aceito-o sem pestanejar. O das idioten VIII é todo deles.

18 de julho de 2007

Better, but not cured...


Não tarda vou jogar futebol. Uma horinha para abater pneu e conviver com a malta. Não é que jogue nada de especial mas tenho umas noções. Sei para que baliza chutar e sei que o direito chuta melhor. Quando passo, a bola não se desvia 50 cm por cada metro percorrido. Mas há gente a quem lhe acontece isto e muito mais. E eu pergunto-me. Serão estrábicos como o outro?

17 de julho de 2007

16 de julho de 2007

Peço desculpa, mas não dá para resistir


WikiPSdia

Democracia: sistema que, com sorte, confere o direito a uma ditadura temporária.

Para terminar o assunto...

... que Portugal não é só Lisboa.
Os comentadores foram lestos a dizer que esta eleição tinha castigado a má gestão da CML nos últimos 6 anos por parte da coligação PSD/CDS-PP. Parece-me errada esta conclusão. A prová-lo estão os 3 mandatos conquistados por Carmona Rodrigues. O que o povo castigou foi o processo de destituição da Câmara e “ofereceu” uma derrota avassaladora a Marques Mendes e Paulo Portas, este último a lutar ainda contra o que ainda resta da era Ribeiro e Castro.

António Costa também não se sai a rir destas intercalares. Com uma vitória expressiva mas muito abaixo da fasquia que colocou (a maioria), vê-se agora na obrigação de uma coligação com Carmona ou com 2 outras candidaturas. Qualquer uma destas soluções é melindrosa e traz problemas. No primeiro caso porque se alia a quem criticou abertamente durante campanha e pré-campanha. No segundo caso, porque se alia a quem critica abertamente o Governo e o PS. Mesmo com a abertura pós-eleitoral de Roseta (afinal a independência não era assim tanta).

Sá Fernades conseguiu manter o seu mandato. Fica no entanto a ideia de que se esperava mais. O vereador justiceiro ou não foi reconhecido ou os Lisboetas sabem o que está para lá da máscara.

Ruben de Carvalho e Carmona acabam por ser, na minha óptica, os únicos vencedores da noite. Ruben mantém os seus dois mandatos e passa uma imgem de serenidade e promissora de acordos pontuais. Carmona vê limpa a sua imagem e apesar de não ter ganho tem os 3 mandatos que faltam a Costa.

É com estas condicionantes todas que Lisboa segue para 2 anos de autarquia. Espero sinceramente que haja bom senso e sentido de causa na governação Costa. Detestaria e seria bastante prejudicial para Lisboa que enveredasse pelo (provável) caminho da vitimização e ingovernabilidade com vista a uma maioria em 2010. O tempo o dirá.

Sinceramente e relendo o que aqui escrevi não me parece que se augure grande futuro para a capital…

Fala mais alto... não te ouço

O PS/Governo já domina todo o panorama da Comunicação Social em Portugal. Até a SIC (grupo Impresa) calou o pio a Marques Mendes...

15 de julho de 2007

Será que as intercalares se vão ficar por lx?

das idioten VII


Quando comecei a ler a notícia, devo confessar que a reacção foi das piores. Este aborto só diz merda - foi o primeiro pensamento. Numa entrevista cedida ao DN onde mais não consta do que alarvidades e auto-promoção, Saramago diz somente isto: “Não sou profeta, mas Portugal acabará por integrar-se na Espanha". Saramago tem já inclusivamente, o nome preparado para este novo país que vai surgir, Ibéria.

A minha inimizade e desconfiança para com Saramago são de longa data. Temos uma péssima relação desde o dia em que por causa dele recorri pela primeira vez aos livrinhos amarelos da Europa-América. O Memorial do Convento era intragável e eu tinha de arranjar solução para o teste que se avizinhava. Detestei na altura a sua escrita e desde aí não mais abri um livro dele. Não gostei e acredito que continuo a não gostar. Escuso-me neste post a comentar a sua escrita. Até porque tenho nas maiores considerações o prémio que Alfred Nobel fez instituir e que Saramago venceu.

Mas nesta entrevista, Saramago (o “Zé” que não faz falta) não fala de literatura, tirando o anúncio do lançamento de um livro novo. Não sei se o livro será bom ou mau mas sei que será um êxito de vendas. Saramago é um fenómeno de vendas só por si, e sabe manter esse estatuto. Nada como mais uma polémica e um diz-que-disse para tirar mais uns livritos das prateleiras. E eu estou a contribuir para essa publicidade gratuita. Mas não podia deixar de me insurgir contra este tipo de profecias. Portugal e Espanha são hoje países completamente distintos e sem elos que nos aproximem. Não nos devemos acomodar e assistir impávidos à ofensiva económica mas sim arregaçar mangas e iniciar a resposta.

ao seviço de sua majestade


Estes Iranianos não existem... Esquilos espiões???


“In recent weeks, intelligence operatives have arrested 14 squirrels within Iran’s borders,” state-sponsored news agency IRNA reported. “The squirrels were carrying spy gear of foreign agencies, and were stopped before they could act, thanks to the alertness of our intelligence services.” Iranian police commander Esmaeil Ahmadi-Moqadam confirmed the report, saying that a number of squirrels had been caught bearing foreign spy gear within Iran’s borders.

14 de julho de 2007

a missão

Como tinha planeado, arranquei de casa faltavam poucos minutos para as nove. Tive logo um bom despertar com o belíssimo dia que se avizinhava (1). Havia muitos quilómetros para fazer e a ânsia do encontro era grande. Caminho livre até Lisboa e velocidade cruzeiro nos 150, não fosse ter um daqueles encontros (no meu caso seria mesmo de terceiro grau). Ao chegar a Lisboa surgem as primeiras dificuldades e percebo que afinal tenho mesmo razão em não morrer de amores por Lisboa. 2ª Circular à pinha (2) num sábado de manhã. Inimaginável. Vi mais tarde que eram as obras no nó da “Pontinha”. Não sei se dá votos meter o people na fila para asfaltar uma merdice. É que eles nem presidente eleito têm. Coitadinhos. A provação na 2ª Circular ia continuar. Havia Alvalade e Benfica (3 e 4) para passar. Lá segui, qual burro, sem tirar os olhos da estrada até ao nosso destino (5). Foi difícil arrancar o bicho ao dono. Foi mesmo difícil. Deixou saudades. Isto depois de ouvirmos mil e uma recomendações. Tanto para a saúde do cão como para o cuidado na estrada. Fez toda a viagem calma (6), ao contrário de nós. Por esta altura já estávamos na auto-estrada (7) conduzidos pela minha irmã. Quando dei por mim, estava já numa qualquer Estação de Serviço (8) com uma “belíssima” sandes de delícias do mar com alface e a alimentar o bicho. Mais tarde, chateado por não ter mais comida decidiu destruir a taça (9) onde comeu. Fê-lo com magistral destreza e com uma celeridade difícil de repetir (ou não). Poucos minutos passaram quando avistei a saída da Mealhada (10) na auto-estrada. Desde há muito, significa o chegar a casa, aquando das viagens longas de regresso do Algarve. Tudo isto, num abrir e fechar de olhos. Tão rápido que ainda deu tempo de apresentar o bicho aos novos amigos (11). O CACAU já está em casa. É tempo de se ambientar e descansar da viagem…

Se já tivesse nome eu tinha um titulo

Quem me tem acompanhado de perto sabe que evito conduzir, principalmente grandes distâncias. Amanhã vou fazer 500 km's. Nunca foi segredo que gosto bastante da minha cama, e que por norma, estou deitado nas horas da manhã. Amanhã vou-me levantar às 8. Apesar de adorar a minha irmã, não costumo passar muito tempo com ela e sempre que o faço é certo que nos pegamos. Amanhã vou andar a manhã toda com ela. Lisboa nunca foi cidade que me conquistasse. Nem à primeira vista nem na hora da despedida. Amanhã vou a Lisboa.


Esta introdução serve só para dizer que amanhã vou ter um dia fantástico. Vou buscar o meu cão. Tudo o resto se torna insignificante. Para já, ainda não tem nome... Aceitam-se sugestões.

13 de julho de 2007

Por falar em gatos...

... eis a Gucci. Por causa dela, este é o único post possivel. A actividade será reatada assim que existam condições.

Sexta-feira 13



Muschi - Não sei porque dizem que dou azar!!!


Sherlock - Dass... viste o que fizeste ao Couceiro?

12 de julho de 2007

Eu não queria mas...

Hoje, um amigo meu, curiosamente Benfiquista, mandou-me uma daquelas imagens modificadas digitalemente a zombar mais uma vez o equipapmento desse grande clube que dá pelo nome de S. L. e Benfica. Confesso que estive mesmo para colocar aqui a imagem mas achei que já tinham levado tareia suficiente, leia-se lucros brutais com a venda de camisolas publicitadas gratuitamente, mas resisti. Assim, só para satisfazer a vossa curiosidade e não para troçar do cor de rusinha aqui vai... a nova chuteira.

dia 26, o dia D

A Mclaren vai finalmente prestar contas sobre o alegado roubo de informação à Scuderia Ferrari. A provar-se a espionagem e posterior passagem de documentos a Mclaren ficará numa posição muito complicada. Tanto moral como desportivamente. E eu fico sem saber o que pensar...

Como amante da Fórmula 1 repudio este tipo de comportamento. Como tiffosi acho muito bem que a Mclaren seja punida, pilotos incluidos. Outra vez como amante da Fórmula 1 prevejo um campeonato sem piada se a Mclaren fôr punida. Não dá para lhes tirar só uns 20 pontos?

Aos melhores preços

Suponha que vai comprar Seven Up. Pega num pack de 4 e segue todo contente para a secção de Martini Bianco porque a tardada vai ser no jardim a apanhar Sol. No caminho, e já afastado da prateleira de onde retirou o pack esbarra numa mega-promoção: “Leve 6 Seven-Up’s com 20% de desconto”. Fantástico. Levo mais uma de Martini e a coisa gasta-se. Também dá para beber à noite.

Vamos a contas agora:

4 Seven-Up’s – preço do pack (sem desconto lembre-se) – 3,88€ - preço unitário 0,97€

6 Seven-Up’s – preço do pack (com “20%” de desconto) – 5,19€ – preço unitário 0,865€

Confirma-se que é mais barato. No caso, 10,5 cêntimos por garrafa.

Vamos então ver a percentagem de desconto:

6 garrafas compradas ao preço normal custariam 0,97*6 = 5,82€

6 garrafas compradas com os supostos 20% de desconto = 0,865€*6 = 5,19€

Quando fazemos 20% de desconto a 5,82€ obtemos, 4,67€… Ora bolas. Não bate certo. Pois não. O desconto realmente feito é inferior a 11%.

Tenha cuidado. Este tipo de situações é comum. O preço dos artigos com desconto ou em promoção é na maioria das vezes enganador e chega mesmo a ser superior aos artigos de preço normal. Outra situação que ocorre com grande frequência é a validade dos produtos em promoção expirar ontem.

Para que não restem dúvidas:

as fotos foram tiradas com um telemovel (dos de primeira geração)

Qual GPS

- Onde mora a Josefina?

- ó Pá,... mora na Rua qualquer coisa... (pausa para respirar) o número da porta é que não sei...

11 de julho de 2007

das idioten VI

Na (tardia) hora de deixar o cargo de seleccionador de hóquei em patins, Paulo Batista, fala de “reacções fáceis e vulgares” ao desaire Português e ao seu trabalho. Que estava este senhor à espera depois de ser o responsável pelo sexto lugar que alcançámos no campeonato do Mundo – o pior resultado de sempre???

Dear 80's

Cocteau Twins - Incontornáveis

das idioten V

Vasco Pulido Valente

É o preço a pagar por ser um (suposto) intelectual tão fortemente amarrado ao aparelho partidário Social-Democrata. Haja vergonha... e já agora, um par de óculos.

10 de julho de 2007

Ainda Scarlett...

A maturação com vista à perfeição leva o seu tempo. Para os menos atentos, o tempo exacto entre Home Alone 3 e MatchPoint (Lost in Translation também seria uma hipótese válida).

Imp 0 - Exp 1

O Público noticia hoje, que a balança comercial desagravou em 11,8% nos primeiros quatro meses do ano. Boas notícias.
E a avaliar pelas recentes debandadas de Anderson, Nani, Pepe e provavelmente Lucho (Simão será sempre a eterna esperança), o próximo quadrimestre será ainda mais risonho.

Não há quem escape




Ao ler este post, n'O melhor blog do Universo, fiquei preocupado com mais uma franja da sociedade. É que Sócrates persegue e perseguirá todos os que "olham contra o governo".

Os Lisboetas podem ficar descansados,...

...ou não.

9 de julho de 2007

das idioten IV

Desta vez foi a Gâmbia, com 10 jogadores após a expulsão de Ken Jammeh aos 59 minutos, que nos derrotou no Mundial de Sub-20. É de mim, ou Couceiro não é mesmo treinador de futebol?
Mas como nem tudo são más noticias deixo-vos uma foto de Couceiro nos seus tempos de F. C. Porto. Felizmente, esses tempos já lá vão...

Os últimos bastiões estão a cair


A cidade do Porto tem hoje para oferecer, em regime contínuo, meia dúzia de cinemas. Nos últimos anos temos visto disparar o número de salas nos novos shoppings que competem entre si projectando os mesmos filmes, às mesmas horas, com pacotes de pipocas muito parecidos. Longe vão os tempos do Batalha ou do Nun’Álvares. Já não há lugar para o cinema independente e Hollywood é regra em qualquer tela. Soube hoje, que os cinemas Medeia correm o risco de fechar portas. As receitas mal chegam para pagar aos funcionários. Por isso, lhes dedico o post e lanço o repto a todos para salvarmos o que ainda resta das salas que procuram o bom cinema e não nos dão só blockbuster’s. E não é dificil ajudar. Vão ver o Shrek3... ao Cidade do Porto.

A força do cavalinho rampante

A confirmar-se a fuga e posterior venda de informação à Mclaren, fica mais uma vez provada a superioridade daquela que é a maior equipa de todos os tempos na Fórmula 1.

Escândalos à parte, "ganhámos" em Silverstone... sem espinhas.

8 de julho de 2007

Pantera...

... cor de rosa.

Arranjo gráfico meu.

as novas 7 maravilhas do mundo (ou a votação possível)

É curioso que das 7 novas maravilhas do Mundo, a única de arquitectura dita moderna é o Cristo Redentor. Estaquei. Pasmei mesmo. Ópera de Sidney? Estátua da Liberdade? Que é isso? Santa Ignorância. Como é que é possível? Bastou-me pensar dois minutos, provavelmente menos, para descortinar o porquê. Eles são muitos, geográfica e estrategicamente espalhados, e com um terrível mau gosto (ou falta dele).

Por outro lado, Stonehenge não aparece. Voltando à linha de raciocínio pode-se afirmar que os Britânicos, em número, são realmente menos e têm mais do que fazer do alimentar os pançudos que promovem este tipo de iniciativas. Chamam-lhe cinzentos, mas cinzentos de "massa cinzenta". Algo ainda desconhecido no Brasil.

Fica a menção honrosa…

7 de julho de 2007

A nossa fama de derrapagem vai longe

até a União Europeia compreende este estigma e envia mais uns trocados. lol

Até parece que o dinheiro tá barato

É sempre a mesma história. Chega-se a sexta, rente à tardinha (que frase tão rural que aqui escrevo) e a malta começa logo a falar do que faria se ganhasse o Euro-Milhões. Viajava para um qualquer paraíso tropical, comprava Portugal ou a sua modesta aldeia para não ter de aturar os vizinhos, pagava uma rodada ao pessoal todo, actualizava a caderneta de meia em meia hora... Enfim, devaneios de sonhadores. Já alguma vez pararam para ver as probabilidades? Ligeiramente inferiores a ter um caso com a Scarlett Johanson. E acreditem que não são altas (afirmo-o com certeza, mesmo sem ter tentado). Eu, como rapaz comedido e poupadinho que sou prefiro pensar que todas as sextas poupo 2 euritos, que prontamente estoiro em tabaco. Vocês, continuem sonhando. De preferência com coisas mais (a)palpáveis.

(é favor não babar que me sujam o blog e ainda é novinho)

Ainda Arcade no SBSR

Este video, mesmo com a imagem tremida e um som bem fraquinho, mostra porque escrevi isto e depois isto. O Público Português faz toda a diferença. Ter estado lá tambem, lol.

Os mais "agarrados" podem ainda ver este.

5 de julho de 2007

O tentáculo não pára de crescer

Caros (blog)amigos, somos o último reduto da informação credível e imparcial de Portugal (como se eu fosse imparcial mas…). Somos mesmo.
O Grupo Caixa Geral de Depósitos prepara-se para ser o maior accionista da PTM, que é só a maior distribuidora de conteúdos multimédia do país. Mais um grupo a juntar ao já grande império de comunicação do nosso Governo/PS. E as forças já estavam desequilibradas. Se não, vejamos. À RTP e à MediaCapital junta-se então a PTM (presidida por Proença de Carvalho e com Armando Vara como manda-chuva, posição que lhe advém via CGD). Desenvolvendo a equação obtemos RTP + TVI + IOL + Comercial + RCP + DN + JN + TVCabo + TSF + Sapo + Diário Digital, todos ao serviço do Governo deste país ou se preferirem, do PS. Provavelmente esqueci-me de algum pelo caminho mas que importa, já são tantos. É notória a esmagadora maioria que este grupo representa no panorama comunicacional nacional. A contrariar e hegemonia só o grupo Impresa e Cofina, que mais discretos,vão fazendo o seu trabalho.
Isto é grave e levanta uma outra questão. Para que raio queremos um Banco Comercial nas mãos do Governo? São inúmeras as vantagens de ter um banco ao serviço do Estado (não do Governo). Planos de Poupança aliciantes para combater o consumo excessivo e consequente endividamento das famílias, cheques-educação para os mais desfavorecidos ou empréstimos bonificados para incentivar um determinado ramo da economia são disso exemplos. Isto é serviço público, é para o bem da comunidade. O que temos é algo completamente diferente. Temos um Banco Comercial que ganha fortunas canalizadas para os devaneios do Governo e para a crescente desinformação e controle da opinião pública. Parece-me óbvio que mais vale alienar e ficar com o dinheirito.

Uma verdade inconveniente

Vai uma aspirina?

Marques Mendes deve andar por estes dias com uma valente dor de cabeça. Fontão de Carvalho e restantes arguidos no caso EPUL não irão a julgamento. Na opinião do juiz, não existe dolo, abuso de poder ou apropriação ilícita. Ou seja, não havia razão para afastar da CML (Câmara Municipal de Lisboa senhor Negrão) Fontão de Carvalho e desta maneira provocar as intercalares de dia 15 de Julho.
Mendes assistiu hoje a mais uma declaração néscia do senhor Negrão; - não devemos fazer leituras políticas de decisões judiciais. Agora, porque no passado não houve pudor nem lealdade politica ao fazer cair a CML (ainda se lembra da sigla senhor Negrão?) por motivo de uma decisão judicial.
Como se não bastasse, vê Costa afastar-se e Carmona a aproximar-se nas sondagens. Sá Fernandes a descer pode ser um consolo, mas pequeno.

Ninguém merece… O que vale é que Agosto está já aí e vamos todos a banhos pró Algarve.

das idioten III

A ASAE fechou o único matadouro do Algarve. As anomalias encontradas encontram-se sintetizadas na lista abaixo:

- sala de desmanche não climatizada (chega a atingir 38ª C);
- linhas de abate oxidadas;
- abastecimento de água de um furo com qualidade não registada;
- paredes sujas;
- teias de aranha;
- pássaros dentro das instalações (favorece as contaminações cruzadas).

Perante tais acusações e o fecho do matadouro, Jorge Cavallieri, presidente do Conselho de da Administração do Matadouro, não conseguiu dizer nada melhor que: - o fecho do matadouro implica o despedimento de 42 trabalhadores. Este mentecapto não se preocupou com a saúde pública durante anos, deixou algo tão importante como a carne que comemos (mesmo que seja só em Agosto) votada à sorte e agora vem com a de coitadinhos, vamos ficar sem empregos? Compreendo o drama dos funcionários que de um momento para o outro se vêm privados do seu rendimento mas pessoas como o senhor Cavallieri nestas situações, só podem seguir um caminho. O da porta de saída, bem caladinhos.

das idioten II

Mário Lino promete ajudar Angola a “superar dificuldades” na interdição da TAAG (news). Como primeira medida, encomendou já estudos para o novo aeroporto no Lobito e Lunada + 1. Ajudas destas, dispensam-se… arriscam-se na nem voar para a Europa nem para nenhum outro ponto do globo.

um eufemismo que está na moda

São inúmeras as personalidades que têm morrido vitimas de doença prolongada. Henrique Viana morreu ontem, vitima de cancro...

4 de julho de 2007

momento UCB

Porque detesto os cinzentões e acho piada às cores. Por muito que não use todas...


das idioten I

Ao que parece, Patrícia Lança é uma professora reformada que já conta 82 primaveras. Afinal, não escreve disparates (1, 2 e porque não 3) nem é conservadora. Escrever sexo anal num texto seu foi um passo extremamente arrojado.

A (caixa de) cereja(s) no topo do bolo

Chamem-me burro, chamem-me mesmo muito burro. Esqueçam tudo o que escrevi sobre Arcade. Esqueçam mesmo que escrevi sobre Arcade.

São bons, são muito bons.

Recebidos por uma organização taxativa e escrupulosamente cumpridora de horário. Concertos a horas, intervalos a cooperarem, fomos andando até ao grande momento da noite (esperado só por alguns). Arcade surpreendeu e agarrou o público. Teve a irreverência de tocar “No Cars Go” como segunda música e não decaíram. Cheios de energia e distribuidores de “arrepios de galinha” foram caminhando por “Neon Bible” e, a espaços, por “Funeral”.
Em duas palavras, imperdivel (é favor repetir imperdivel).

(quem esteve no Parque Tejo vê mais nítido... lol. Os outros podem ver maior, basta clicar)

3 de julho de 2007

Arte ou lixo?

Eles estão por todo o lado. Desde os tradicionais graffitis aos mais recentes stencils passando pela moda dos tags (assinaturas com letra estilizada).
Nascidos nos anos 80 (os anos 70 com o movimento punk têm já alguns exemplos) fundamentalmente, nos Estados Unidos, pelas mãos de artistas Pop como Basquiat ou Keith Haring, os graffitis têm a critica social impregnada, bem como a revolta para com todas as injustiças e barreiras criadas à franja mais marginalizada da sociedade.

Somos, grosso modo, avessos à sua proliferação. Muito pela anarquia que representam (seja no local escolhido, nas cores ou na constante sobreposição), mas também pela falta de coerência estética, pela profanação de locais sagrados, pela destruição da “coisa pública, etc. Mas devemos ter presente que esta é uma arte clandestina e por isso, revestida de revolta e inconformidade que tem uma necessidade cega de chocar e transgredir.

Outro facto que devemos ter em mente, é que a Arte está em constante evolução e por isso, este fenómeno pode ser um novo caminho a ser traçado. Museus como o de Brooklin já trouxeram os graffitis para dentro de portas (apesar de os puristas criticarem este tipo de exposições por considerarem os graffitis uma Arte de rua).

Parece-me um bom exercício esta discussão. Dêem largas à crítica ou exultem esta nova Arte. Comentem…
Graffiti de Banksy, o conhecido artista de rua britânico. Acho que um destes, até na parede do quarto fica bem.

Arcade no SBSR

Quando ouvi "No Cars Go" pela primeira vez, por alturas do lançamento de Funeral, o album de estreia dos Canadianos Arcade Fire imaginei acto continuo, a versão ao vivo. Um rock sinfónico, pleno de ritmo, de letra fácil e verdadeiramente contagiante. Mais tarde vi o video num dos concertos que deram na tourné. No Rock em Seine, o video que aqui deixo, para ser mais preciso. Desiludi-me um pouco. Não porque não gostasse, mas porque estava à espera de mais. Depois compreendi... a música já era genial. É o problema de ouvir tão grandes bandas. Estou certo que hoje à noite, no SBSR não me defraudarão com o concerto. Até já. Depois conto como foi...


2 de julho de 2007

Verão louco 2005

A homenagem a todos os amigos que o viveram e à festa mais badalada de Aveiro desde o concerto do Tony Carreira na Costa Nova.

Ainda a Fase Charlie

"(...)tem como principal novidade este ano a inclusão de uma força especial de bombeiros, os Canarinhos."
in DN
Dass... Ronaldinho e Káká na frente e não há incêndio que resista...

Rallycross 2007 - Castelo Branco

“Na Final da Divisão 1, Joaquim Santos que partiu da pole viu a caixa de velocidades do Opel Astra OPC ceder logo no arranque e quem aproveitou logo para saltar para a liderança foi João Tabaio, no Ford Focus, que foi logo seguido por Ruben Tabaio no Escort. Mais atrás a luta pelas posições seguintes foi grande, com a Joker Lap a proporcionar algumas trocas de lugares.Na frente, controlando o andamento, Tabaio conseguiu levar o Ford Focus RS até ao triunfo, apesar dos problemas com o motor.Ruben Tabaio terminou em segundo a 1,5s do pai enquanto que o terceiro posto foi para Eduardo Veiga no Saab 9-3 Turbo, depois de uma luta com António Texeira que teve momentos interessantes.”

Obviamente, não fui eu que escrevi este texto. Não podia. Não conseguia. Para os que me conhecem, sabem que vivo este desporto com emoção e paixão. Ontem, na pista do Lanço Grande, vi o Eduardo fazer uma grande corrida, sem embraiagem e a pôr mudanças literalmente a “martelo”. Empurrei o carro algumas vezes durante o dia porque havia o medo de meter uma marcha-atrás e não mais a tirar. Vi-o andar ao ritmo dos da frente mesmo nestas condições. Sabia e sei-o que o resultado poderia ter sido diferente. Mas não foi. Foi este. Terceiro mas obviamente de parabéns. Uma menção a todos os pilotos presentes e óbvios parabéns aos vencedores e à organização da prova.

Não sendo oficial, a classificação no campeonato é a seguinte:

1º Eduardo Veiga – 86 pontos
2º João Tabaio – 74 pontos
3º Ruben Tabaio – 72 pontos

Os incêndios já fazem estragos...

Pois bem, a época de incêndios está aí. Fase Charlie para os amigos da Directiva Operacional Nacional do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (aqui por extenso, não vá o Dr Negrão fazer confusão). E eu sou a primeira vítima. Verdade.
Porque raio é que um piloto Espanhol de Helicópteros de combate a incêndios anda em Portugal de carro? E pior… em plena auto-estrada na faixa da esquerda. Não se estava mesmo a ver que eu queria passar???