28 de setembro de 2007

A apanha do camarão e dos meninos de tenazes

O Marisco é uma das riquezas da nossa costa. Na lota ou nos restaurantes. Nos cafés até, faz as nossas delicias. Ontem, foi diferente. Lançaram-me o desafio de o apanhar. Diziam que no molhe do Porto de Aveiro era fácil e trazíamos uns quilos. Aceitei prontamente. Com o meu pai e mais uma malta da fábrica lá fomos.


Calhou-me a mim fazer o jantar. Coelho no churrasco com molho de massa de pimento e alho. Pequeninos e tostadinhos, estavam uma delicia. Tivemos de comer à pressa porque tínhamos de apanhar o barco que nos levava até ao triângulo interior do Porto.


O barco não era mais que amontoado de tábuas e motor que nos transportou 30 metros que nos passou para a outra margem. Já lá, isolados do mundo, lá andámos por entre as rochas, à procura das navalheiras e das sapateiras. Na água, estava o camarão da costa, o meu objectivo. Segundo diziam os entendidos, a água estava turba, eu confirmo; - não via nada, e muito baixa. Era dia mau para a apanha. Mesmo assim, trouxemos o suficiente para justificar o investimento de tempo. Um quilo e duzentos de camarão da costa, que rapidamente cozemos e comemos, perto de duzentas navalheiras e 6 sapateiras de tamanho aceitável.

A próxima vez, está já marcada. Esperemos que corra melhor…
peço desculpa pela foto mas o vapor que ainda saía da cozedura não deixou que saísse melhor...