11 de agosto de 2007

Feira Medieval

A Costa Nova sempre foi pródiga em surpresas. A inconstância do tempo é lei. Ora faz Sol, ora aparece o nevoeiro cerrado. Ontem (dia 10), foi um desses casos. Acordar com um nevoeiro que tornava tudo o que estava para além do metro de visão um mistério. Praia não se podia. Tempestade de areia será um exagero, mas estávamos lá perto. Bandeira vermelha a querer sair do mastro, banheiros recolhidos e os bares a aproveitar mais uma horinha de sono para compensar a noite anterior. Havia que encontrar alternativas. Rápido. Afinal, férias são férias e o que a malta quer é passeio. A mana e a prima apontaram logo baterias para Aveiro. Lojas, lojas e depois mais umas lojitas a aproveitar os saldos. Cara feia. Cara mesmo de birra. Passar o dia encostado ao barão de um shopping não é programa, é castigo. Até que… Eureka. Feira Medieval de Santa Maria. Foi alimentar o Cacau e metermo-nos à estrada.

Não vou relatar o que vimos ou o que vivemos. Lanço-vos o repto de uma visita. Vale bem a pena e é bom sentir uma cidade inteira em prol de um objectivo. A Feira respira por estes dias história. Ainda que maioritariamente interpretado por Espanhóis e Franceses, já experimentados nestas andanças, a lição e a visão do estilo de vida medieval passa enquanto nos divertimos. É bom saber que nem só o litoral, leia-se praias, têm programação para o Verão. Esta iniciativa da Câmara de Santa Maria da Feira é já um marco e visita obrigatória… A iniciativa é bem vinda e deve ser louvada. O mesmo já não o posso dizer em relação a muitas outras câmaras que não procuram projectos próprios e tentam copiar, como é o caso da terra do nosso amigo

3 comentários:

Marta Araújo disse...

Um evento que merece, sem dúvida, ser visitado. Também tive a oportunidade de dar lá um salto e, mais uma vez, o sentimento final é de que valeu, sem qualquer margem para dúvidas, ter lá voltado este ano. Muito bom.

Unknown disse...

Desculpe?

Little SuS disse...

Mais um fã da Viagem Medieval?? P'ró ano ja sei quem chatear=) Eu que lá vou todos os anos não me canso, mas ouço sempre comentários estragados, tipo: "aquilo é sp a mm coisa"... Ainda bem que há (muita) gente que me entende e enche aquelas ruas todos os anos!!! Já agora, também tens de ir na altura do Imaginarius! Vais adorar=)