12 de julho de 2007

Aos melhores preços

Suponha que vai comprar Seven Up. Pega num pack de 4 e segue todo contente para a secção de Martini Bianco porque a tardada vai ser no jardim a apanhar Sol. No caminho, e já afastado da prateleira de onde retirou o pack esbarra numa mega-promoção: “Leve 6 Seven-Up’s com 20% de desconto”. Fantástico. Levo mais uma de Martini e a coisa gasta-se. Também dá para beber à noite.

Vamos a contas agora:

4 Seven-Up’s – preço do pack (sem desconto lembre-se) – 3,88€ - preço unitário 0,97€

6 Seven-Up’s – preço do pack (com “20%” de desconto) – 5,19€ – preço unitário 0,865€

Confirma-se que é mais barato. No caso, 10,5 cêntimos por garrafa.

Vamos então ver a percentagem de desconto:

6 garrafas compradas ao preço normal custariam 0,97*6 = 5,82€

6 garrafas compradas com os supostos 20% de desconto = 0,865€*6 = 5,19€

Quando fazemos 20% de desconto a 5,82€ obtemos, 4,67€… Ora bolas. Não bate certo. Pois não. O desconto realmente feito é inferior a 11%.

Tenha cuidado. Este tipo de situações é comum. O preço dos artigos com desconto ou em promoção é na maioria das vezes enganador e chega mesmo a ser superior aos artigos de preço normal. Outra situação que ocorre com grande frequência é a validade dos produtos em promoção expirar ontem.

Para que não restem dúvidas:

as fotos foram tiradas com um telemovel (dos de primeira geração)

2 comentários:

Rogério Oliveira disse...

Também quem é que bebe Martini Bianco com 7Up numa tarde de verão?
É por estas e por outras que eu bebo Vodka Tónico. Sai muito mais barato, não engana, e não é tão doce!

Marta Araújo disse...

Queres o contacto do Mário Frota (aquele senhor muito simpático e efusivo, que dirige a Associação Portuguesa da Defesa do Consumidor)? Ou então podes sempre mandar uma queixa para a DECO.

Fora de brincadeiras, tenho de fazer uma vénia ao post pelo seu lado didáctico-pedagógico-informativo e de alerta. Apesar de ser super-mega-hiper-ri (ou-lá-como-se-diz-esta-coisa) estas situações, infelizmente, são a pontapé, mas há muita gente que não sabe. E mais do que o alerta, pode ficar também o incentivo a denunciar a situação às entidades competentes (digo eu) ;)